domingo, 4 de outubro de 2009

Subida da Graciosa

Hoje é dia de falar de uma prova. Não uma qualquer, a prova. A Subida da Graciosa.
Estreei hoje na subida da Graciosa, meio que por acaso. Nos anos anteriores nunca tinha considerado fazer a prova, seja por não estar devidamente preparado, ou por estar focado em outro objetivo (normalmente a Maratona).
Esse ano, a convite do Prof. Tadeu, técnico da nossa Equipe Curitiba no Desafio Nike 600k, fomos encarar a subida como um treininho para o que nos aguarda nos 4 dias de competição entre São Paulo e o Rio no fim deste mês.
Mas que prova!!!

Correr em meio a natureza, com um desafio de encarar 14km de subida é sensacional. A subida e as curvas tornam a prova muito técnica. Talvez pela beleza e pelo desafio, esta deve ser, depois da Maratona, a prova que atrai mais turistas na região.
É fundamental controlar o ritmo o tempo todo, se não quebra mesmo.


Eu parti nos primeiros 4km dosando o ritmo em torno de 4:00/km e iniciando a subida, coloquei como meta manter a FC entre 170 e 175bpm. Com isso, mantive o ritmo de 5:00/km constante a serra toda. Com isso, ultrapassei vários corredores, que provavelmente iniciaram mais forte e depois quebraram. Nos últimos 5km, praticamente plano, foi onde imprimi o ritmo mais forte da prova, chegando a rodar algumas parciais a 3:40/km. Sinto que foi uma prova tecnicamente perfeita dentro da minha condição. Fechei em 1:31:50.
Como este ano a decisão de participar foi de última hora, não houve treinamento específico, mas sinto que ano que vem da para voltar e buscar um tempo melhor. Bons treinos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário