terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Maratona de São Paulo - 2010

Depois de um longo e preguiçoso recesso, estou de volta a ativa. Às provas, e espero também, ao blog. Passada a correria de fim de ano, é hora de voltar a correr no asfalto.
Nesse meio tempo, amadureci a idéia de correr uma maratona no primeiro semestre de 2010. Isto depois de 2 anos, já que a última foi a do Rio em 2007. Naquela oportunidade, sabia que não estava nas melhores condições, e fui pra não passar em branco. Guerreiro, fiz meia-maratona em ritmo bom, depois me arrastei até o final. Antes dessa, foi quando estabeleci meu recorde pessoal em Amsterdam em 2007, de 2h50min. Com estas duas experiências e prevendo o tempo que poderia me dedicar a treinos no resto de 2008 e durante 2009 seria curto, decidi dar um tempo nas maratonas e me dediquei neste período as provas de 10k.

Aprendi muito com isso, principalmente sobre novas formas de treinamento e a entender que volume ou km rodado não é igual a performance. Melhorei meu tempo nos 10k 1min de 2007 para 2008 e depois mais 1min de 2008 para 2009. Parece pouco, mas não é. Pelo menos para mim.
Agora, acho que chegou a hora de voltar a encarar os 42k novamente. E a prova escolhida foi a Maratona de São Paulo, que será em 2 de maio de 2010.
Já estive lá 2 vezes. Em 2005, fiz a prova e senti uma lesão no joelho que me impediu de concluir a prova e também de correr por uns 2 meses. Voltei em 2006, em bem melhores condições, treinando diferente, e fiz, na época, um recorde de 2h59min, minha segunda melhor marca até hoje.

Por que escolhi SP? Pela viagem ser mais barata que as outras, por já ter corrido lá duas vezes, pela data me parecer a mais interessante no calendário (se Deus quiser, dá pra treinar tudo que preciso antes do inverno chegar), por ser a prova com a maior cobertura, por largar na Ponte nova que é o cartão postal de SP...
O que pesa contra? A largada as 9h da manhã, o percurso com 2 túneis e um longo trecho chato dentro da USP, a muvuca da largada e talvez outros fatores...

Mas nada disso importa agora, o negócio é treinar! Comecei hoje, pra ser mais preciso. E vamo que vamo!
Vou dividindo minhas experiências em relação a esta preparação neste espaço.
Bons treinos!!

Um comentário:

  1. Parabéns pela dedicação a este desporto maravilhoso e bem-vindo à MAIS BELA CORRIDA DO MUNDO!

    A Organização visando apresentar a Melhor Meia Maratona de Portugal e consciente das melhorias a introduzir, apresentará na 5ª MEIA MARATONA DO DOURO VINHATEIRO, em Maio de 2010, muitas novidades, a saber:
    - Novos métodos de controlo de tempos;
    - Transporte, até ao local de partida, em comboio;
    - Transmissão em Directo da RTP;
    - Festa da Vinha e do Vinho durante o fim-de-semana do evento;
    - Programas especiais para grupos;
    - Equipas de Relações Públicas para recepção e informação a todos os participantes;
    - Continuará a haver abastecimentos com Vinho do Porto, mas agora com muita animação.

    Vai ser uma enorme festa do Douro, Património Mundial da Humanidade e considerado o 7º Melhor destino do Mundo pela National Geographic.

    Gostaríamos imenso de contar com a sua presença nesta grande festa do Douro, do desporto e do mundo. ESPERAMOS POR SI!

    A Correr ou a Caminhar, Eu Vou Lá Estar!

    www.meiamaratonadouro.com

    Nota:
    Devido à elevada procura e ao número de hotéis na Região do Douro, solicitamos que reserve desde já a sua estadia no Douro.


    Saudações Desportivas,
    Paulo Costa
    Organização

    ResponderExcluir