quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Nike 600 - O desafio

Entre os dias 23 e 27 de setembro, participei do Desafio Nike 600, a maior prova de revezamento das américas, entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Sem dúvida, foi a maior prova que já fiz na vida, em todos os sentidos. Maior em distância (corri cerca de 75km em 4 dias), maior em estrutura, organização e cobertura e maior também no nível de motivação e adrenalina que esta participação gerou.

Foram 20 equipes, distribuidas em grupos que representavam as cidades de Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte, assessorias esportivas do Rio e de São Paulo, e equipes que a própria Nike montou com convidados. Participei da equipe representante de Curitiba.
Cada equipe tinha 12 atletas, sendo 8 homens e 4 mulheres. Dez destes atletas eram inscritos como corredores titulares e tinham uma sequencia de trechos a cumprir, desde a largada no Ibirapuera em SP, até a chegada na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Dois eram reservas, mas que pela exigência da prova, foram bastante utilizados por todas as equipes.

Eu fui o corredor número 3 da equipe Curitiba, e cumpri 3 trechos de cerca de 7km nos três primeiros dias de prova, e mais um trecho de 10km no domingo, último dia. Este último trecho foi dentro da prova Nike Human Race, que reuniu cerca de 5.000 pessoas. Abaixo, parte da nossa equipe de Curitiba correndo em pelotão na Human Race.


A prova em 10 momentos:

Primeiro Trecho: Adrenalina a mil. Largada debaixo de muita chuva, na rodovia Anchieta. Foi o terceiro trecho da prova. Recebi a pulseira do meu colega MP em primeiro lugar geral, e liderei a prova até a passagem para o próximo trecho. Corri alguns metros atrás dos coelhos Vanderlei Cordeiro de Lima e Franck Caldeira. Pena que faltou perna para buscá-los...


Ritmos: Uma preocupação durante toda prova foi qual seria o ritmo ideal que pudesse ser forte o bastante, porém não me matasse para o restante dos trechos que estavam por vir. Essa preocupação ficou só na teoria. Desde o primeiro trecho, corri no meu limite. Nos dias 1 e 2 quatro trechos em ritmo muito forte (3:32/km; 3:35/km; 3:31/km e 3:35/km). Em nenhum deles a topografia era 100% plana e algumas subidas leves. Provavelmente, se estivesse em uma prova isolada, teria condição de fazer meu melhor tempo do ano.

Recuperação: Muito cuidado com a alimentação e hidratação. Carboidrato em gel e aminoácido antes da largada, gatorate e proteína em barra após. Depois de uma hora, alimentação: pão, mel, frutas secas e coca-cola ou Ades. Massagem e alongamento entre os trechos também. Muita água. Imersão em gelo e massagem pro nos villages a noite. Muita massa no jantar.


5 minutos de fama: Ao longo dos dias, dei (assim como vários outros corredores) entrevista para SporTV, ESPN, jornalistas que acompanhavam as provas, fui filmado por carro da globo e outros jornalistas também. Ainda estou tentando garimpar todo material na internet...

Paisagem: a descida da serra em SP e o mar de Angra dos Reis. Estes dois lugares merecem ser visitados novamente durante férias de verdade. As fotos falam por sí...


O pior trecho: Dia 3, segundo trecho. Rodovia Rio-Santos, mais de 30 graus, sol de meio dia. Máquinas na estrada, poeira e asfalto quente. Em alguns trechos, asfalto recém colocado, soltando vapor... essa deve ser a sensação de correr no inferno. Pra piorar, o corredor de BH correndo na minha frente uns 500m... não deu para alcançar mesmo.

Transições: Era onde as coisas aconteciam. Interação com as outras equipes e com os locais. Bater um papo com um morador da vila de funcionários da usina de Angra dos Reis (que tem uma equipe de corrida), observar um felizardo que em plena quinta-feira fazia kite-surfing na praia, conversar com corredores de outras equipes ou confraternizar com a nossa equipe...

A chegada: pela ordem dos corredores, eu como número 3, tive a incumbência de fazer o último trecho antes da chegada no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Tarde de sábado, o cansaço já alto e dificultando um ritmo mais forte, e muito calor. A equipe de BH já havia partido a alguns minutos e abriu uma boa distância, então só me restava correr para a linha de chegada, não lamentando o segundo lugar naquele dia, mas sim, para celebrar com a equipe toda, mais uma etapa do desfio cumprido. Chegamos ao Rio, agora só faltam 10...


Nike Human Race: foi uma bela idéia da organização (entre várias outras que tornaram a estrutura deste evento inesquecível) que fazer os últimos 10km deste revezamento junto com a prova Nike Huma Race. Largamos 20 min antes de 5.000 corredores que estiveram desfilando um mar vermelhor até a praia de Ipanema. No dia anterior, já tinhamos tido a honra de desfilar como heróis na entrega de kit deles, já que enquanto fechavamos nosso terceiro dia no hotel com massagem e jantar, como de costume, os corredores da HR nos assistiam e viam fotos nossas durante os dias anteriores do revezamento. A corrida também reservou um momento especial que foi poder correr toda equipe junta, como parte de estratégia (já que o tempo do sétimo colocado era o que valia para a pontuação), mas também como parte de uma ajuda mútua, onde todos procuraram se incentivar e dar o máximo, com destaque para o nosso capitão MP.

A equipe mais unida: este premio não exisitia oficialmente. Mas nós ganhamos ele, tenho certeza. Muitos de nós não nos conheciamos antes da prova, talvez somente de vista de uma ou outra prova. Nos encontramos 3 ou 4 vezes antes do início do revezamento. Podia dar muita coisa errada, por conta de individualidades, personalidades, manias, jeitos, etc... mas não deu. Muito pelo contrário, deu tudo muito certo! Isso significa que cada corredor deu o seu máximo, não só correndo, mas também, aceitando fazer parte deste grupo, e compartilhando, cedendo, concedendo, vibrando, incentivando, chorando junto (até o motorista da van...) e consequentemente, vencendo junto com todos. Recebemos mensagens dizendo o quanto a união da nossa equipe transparecia a todos. Ficamos em 2o lugar geral, mas esse prêmio ninguém nos tira. Aos amigos Tadeu, Marcos Paulo, Artico, Marcelo, Joel, Wilian, Diogo, Eduardo, Tuca, Érli, Tammy e Eloita, muito obrigado!

Um comentário: