segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ritmo de prova

It happens when you are not fully fit. It was a very difficult moment. I had to decide whether I would go for the record or for victory. In the end, I decided to go for the first place", disse Haile Gebrselassie após vencer a Maratona de Dubai no dia 22/01/2010, deixando um ar de frustação no ar, já que seu objetivo era vencer a prova, mas também superar o seu próprio recorde de 2:03:59. Com isto, ele embolsou só 250 mil dólares de premiação. Se tivesse batido o recorde, embolsava 1 milhão...


O mais interessante deste comentário é ver como o ritmo de prova é um fator decisivo para um atleta deste nível, e a que ponto chega o controle do atleta. Ele relatou ter dormido mal na véspera da prova e acordou com dor nas costas. Como não conseguiu se recuperar a tempo, "administrou" o suficiente para vencer, mas não para bater o recorde. Se tivesse tentado ir para o recorde, não terminaria a prova. Se é verdade não sei, mas me deu uma idéia para uma continha interessante e ousada...

Haile tem como melhores marcas 27:02 nos 10km, 58:55 em meia maratona e 1:23:59 na maratona. Isto significa que ele corre a meia em um ritmo 3,3% mais lento e a maratona 8,7% mais lento que o seu melhor tempo nos 10km, respectivamente. Este é simplesmente o maior maratonista de todos os tempos.

Este mortal que vos escreve, tem como melhor marca em maratona 2:50:15 obtido em 2007 em Amsterdam. Naquela época, fiz uma meia maratona em 1:21 e girava as provas de 10km entre 36 e 37min. O site copacabanarunners tem uma calculadora que preve o tempo de uma distância com base no resultado de outra. Entrando nesta calculadora com estas distâncias, os resultados batem com uma certeza impressionante. O site usa (pelo menos para os tempos e distâncias que eu testei) uma correção de ritmo de 5,3% mais lento para a meia maratona e 10,6% mais lento para a maratona, que o ritmo dos 10km. Natural que esta calculadora seja mais conservadora que os resultados do Haile, afinal, o cara é o cara... é de se esperar que a variação de tempo dele entre as distâncias seja menor do que a dos meros mortais.

Pois bem, coloquemos isto tudo dentro do meu objetivo da Maratona de São Paulo, e temos uma bela sopa de números e ritmos. Daqui a pouco alguém fala, para de fazer conta e vai treinar, meu! E não seria sem razão, afinal, de nada adianta tudo isso sem por o pé no asfalto e suar a camisa. Porisso, meus objetivos de curto prazo ainda no perído de base: retomar a velocidade próxima das minhas melhores marcas do ano passado (entre 35 e 36min), caprichar nos longos e na preparação específica, e calibrar o pé na Meia Maratona de Floripa em Março.

No papel, para quebrar o recorde, os números já mostram que dá. Agora é fazer na pista!

Bons treinos!

Um comentário:

  1. Adicley, boa noite, o Haile é um fenômeno mesmo eu acompanhei de madrugada pela internet os pacers por Kms que ele fazia chegava na casa de 2min 50seg a 3min e poucos segundos, e ainda por cima o cara diz que durmiu mal, eu também queria dormir mal e chegar noutro dia e fazer esses pacers que ele fez também...rsss...Vc tem boas marcas nas corridas é isso ae parabéns e lhe desejo boa preparação para a maratona de Sp.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir