segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fim do período de base

Como havia comentado há alguns dias, minha preparação para a Maratona de São Paulo consiste de 7 semanas de período de base e 12 semanas de preparação específica. Neste domingo completei as 7 semanas do período de base. Neste período, os principais treinamentos foram de manutenção de velocidade, força e resistência. Rodei uma média de 50 km por semana, onde já apareceram alguns treinos longos de 25km.
O último treino longo da base foi justamente neste domingo, quando usei a prova do Revezamento Interparques, aqui em Curitiba, para rodar 23,5km no percurso da prova. Originalmente, é uma prova de revezamento entre 4 corredores, sendo que cada um percorre entre 5 e 7km, entre alguns dos principais parques de Curitiba. É praticamente a prova que abre a temporada de corridas na cidade, por ser a primeira organizada pela prefeitura, e também porque antes dela, praticamente não existe nenhuma outra importante, ou que reúna um número significativo de corredores.

Esta prova tem um percurso bastante variado, com algumas subidas muito fortes, e descidas também. Além disso, o sol resolveu dar o ar da graça cedo em Curitiba neste dia. Por estes motivos, para mim foi um treino-prova muito desgastante. Meu objetivo neste treino era chegar o mais próximo possível de um ritmo de prova longa e, fechando em 4:02/km, acredito que o objetivo foi cumprido. Se fosse uma maratona neste ritmo, daria 2h50min. Se fosse uma meia maratona, em percuso plano, certamente daria para fazer um ritmo pelo menos 10s mais rápido por km.

A prova reuniu vários corredores nos parques ao redor do percuso, e foi muito bacana. Já havia participado de 3 edições, correndo inscrito e revezando com o pessoal da Comunidade e deu vontade de participar da festa. Algumas fotos:


Cheguei no Barigui com 1h e 35min de "prova". Acredito que este tempo deve ter sido próximo da equipe que chegou entre o 8° e 10° lugar. Nada mal para quem correu sozinho. Como não estava inscrito, não ganhei medalha, então tive que me orgulhar deste troféu que me esperava na linha de chegada. Corrida nenhuma ainda foi capaz de me dar um igual, e acho que nunca vai.


Bom, agora é focar no período de preparação específica. Treinos longos, cada vez mais longos. Treinos de ritmo, focando economia de corrida durante a prova, e manutenção da velocidade, força e resistência.

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário