domingo, 28 de fevereiro de 2010

Semana punk!!

Vou começar o relato da semana pela cereja do bolo, o longão do domingo! Foram 30km. Acordei cedo (ou melhor, o Elton me acordou cedo...) e como estava garoando, fiquei na dúvida como seria sair. Já tinha deixado todo o kit separado no dia anterior: short e camiseta, viseira, meias, micropore, tênis Nike Vomero 3 (do meu kit, o com o melhor amortecimento), 1 sachê de GU Energy Gel, cápsulas de cafeína e BCAA, cinta Asics e garafinhas com Maltodextrina, Ipod, Garmin Forerunner 305 e monitor cardíaco, toalha, e... nossa, tudo isso? Acho que era isso... e no final, acabei com uma dor na lombar, será que tem a ver? Não sei não, tirando os trajes, relógio, etc. imagino que saí com cerca de 1 kg na cintura. Claro que a maior parte era água, e que ao longo do treino foi diminuindo, mas mesmo assim, me senti muito desconfortável. Além do peso, a posição dos braços também ficou complicada. O último longão eu tinha feito só no Barigui e deixei o líquido no carro, e a cada volta dava uma paradinha e tomava... quebrava um pouco o ritmo, mas não carreguei peso. Como hoje ia pra rua, tive que levar. No próximo tenho que arrumar uma solução melhor...

No final, entre dores e puxadas, treino concluído:
  • 10km: 4:11 / km
  • 10km: 4:05 / km
  • 10km: 4:11 / km
Tempo total 2:04:28, ritmo médio 4:08/km.
Trajeto: Parque Barigui até o Jardim Botânico, pela 7 de setembro (com uma volta no Barigui na saída e outra na chegada).

O longão, além do treino da resistência específica requerido para a Maratona, também é um bom treino psicológico. São muitos percursos dentro de um único percurso (assim como a Maratona). Saí mentalizando 3 treinos de 10km, e tinha a pretensão de fazer o segundo trecho mais rápido, próximo de 3:50/km, e o primeiro e o último, no limite de 4:10/km.

Não foi bem assim, mas estou satisfeito com o resultado. Mais uma vez, fazendo a projeção do ritmo deste treino em 42.195km, daria 2h54min, ou seja, muito próximo de um ritmo de prova.

Iniciei o treino no parque as 8:30 de uma manhã de tempo fechado, recém parado de garoar, e um pouco frio. Fiz uma volta longa no parque (5km) em um ritmo moderado nos primeiros km e depois encaixando por volta de 4:10. Saindo do parque, peguei o sobe e desce da Mário Tourinho, ao longo das lojas de carros. O primeiro obstáculo do treino foi manter o ritmo neste trecho. Aí veio a subida da 7 de setembro até a Praça do Japão. Mais um momento de concentração, para novamente manter o ritmo desejado, mas até aí estava fácil... lembro que me chamou a atenção a cadência da música que estava nos ouvidos no meio da subida:

OLE OLE Everybody's dancing all night long
OLE OLE Start the celebration, sing this song
OLE OLE We are dancing in the street
OLE OLE Let the rhythm move your feet

Atingi os 10km logo após a Praça do Japão e iniciei o trecho onde pretendia acelerar. Não foi intencional, mas coincidiu que os primeiros kms do trecho onde pretendia "soltar" era a descida da 7 de setembro até a Rodoferroviária. Foram uns 2 ou 3km em uma descida leve onde aproveitei o embalo e rodei na casa dos 3:50/km. Um pouco depois de passar pelo Estação, encontrei o Montanha e o Anderson subindo, e logo em seguida, a Nádia e a Tânia. É isso aí, atletas V8 fazendo longão em pleno domingo! Chegando a Rodoferroviária, contornei para a Avenida que passa atrás dela, até o Botânico onde alcancei o meio do treino, o km15. Foi quase o percurso dos km 32 ao 37 da Maratona de Curitiba, e apesar da sensação de metade do treino cumprida (agora é só voltar...) a intenção de soltar o ritmo não durou muito. Do 15 ao 20, já estava correndo abaixo de 15km/h novamente. Resolvi voltar pela Rua Chile, para mudar um pouco a paisagem, e por ali o sofrimento aumentou. A Chile é uma subida só, do comecinho até virar Av. Água Verde e até um pouco depois de cruzar a Via Rápida sentido Portão. Foi muito complicado manter o ritmo ali, muita força...

Uma situação curiosa e até chata aconteceu na altura do cemitério Água Verde. Dois senhores e uma senhora, com cerca de 60 anos, estavam em dificuldade com um carro antigo (Monza, acho...) e quando passei, um deles falou... "Você que é forte, ajuda a gente a empurrar...". O duro que era uma subida de uns 200m, mas não por isso, na hora o que me veio na cabeça foi, se eu parar de correr e fazer força para empurrar, será que consigo voltar a correr?! Vou ficar com essa dúvida... infelizmente (digo agora, com peso na consciência) apontei para o relógio como quem diz "não posso parar agora" e deixei os velhinhos lá... Espero sinceramente que eles tenham tido mais sorte com o próximo que passou!

Veio a descida da Getúlio Vargas, finalmente. Não é a mesma coisa que descer a 7 de setembro. Ela é mais forte e curta, não dá nem pra aproveitar, e logo, vem o sobe e desce da Mario Tourinho novamente. Ufa, 25km!! Faltam só 5km, e o parque já está logo ali. Mais uma música entra no Ipod...

Time marches on never ending, time keeps it's own time
Here we stand at beginning, and then goes passing us by,
And I, I, I can dream for us all, I hope I'm in a better state,
When here and now crumbles and falls and you, you, you who make worlds collide
I knew you'd come knocking one day, unannounced like a thief in the night.

So tell me how do you do Finally I meet you
You don't know what I've been through, waiting and wondering about you
I had a dream my trip would end up at you, and now I know paradise.

Entrei no parque. Só uma voltinha agora. O parque que antes estava quase vazio, agora já estava tomado de gente. Concentração, mais 3km, vamos... último km, é hora de apertar de novo... e pronto! Último km a 3:59. Beleza. Como dói tudo... vamos alongar!

Esse foi apenas o fechamento da semana. Durante a semana, ainda tiveram outros treinos bem pesados. Destaque para a quarta-feira, onde fiz a prova noturna do Parque Tingui. No mês passado havia ficado em 6° lugar, e desta vez, cravei o 3° lugar, correndo a 3:39/km.

Essa foi a terceira semana de preparação específica para a Maratona de São Paulo. Rodei 77km. Entro agora em uma semana de recuperação, depois, mais paulada novamente...

Bora treinar!! Bons treinos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário