segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Quarta-feira de cinzas, o descanso merecido...

Não, amigos, não me refiro ao carnaval. Me refiro aos primeiros dez dias da minha preparação específica para a Maratona, que já começaram judiando.
Na primeira semana, logo após ter treinado no percurso do Revezamento Interparques, já acumulei mais de 70 km em treinos. Fazia tempo que não passava da barreira dos 70 km por semana, mas até aí foi tudo bem. A semana começou bem, com treinos de velocidade (fartlek, tiros curtos de 400m e um progressivo) nada muito complicados. Sábado um treino básico de 6km pra relaxar e me preparar para o melhor da semana: o longão de domingo, de 28km. Aí o bicho pegou...
Quando se fala sobre correr os 42,195 km da maratona, vem a tal da expressão "bater na parede". É um momento crítico de toda maratona, e basicamente, os treinos para a maratona, na minha opinião, são uma preparação para enfrentar este momento. Em algum tempo, normalmente no terço final da prova, acabam-se as forças e tudo fica mais difícil. "Daqui pra frente, é a cabeça que te leva", dizia um amigo meu, referindo-se a esse momento da prova.
Eu não estou pensando nesse momento, se ele vai acontecer ou não, e como vai ser lá no dia 2 de maio. Estou comentando isso porque no dia do longão de 28 km, eu acho que dei o primeiro passo para enfrentar a tal parede.

All in all, it´s just another brick in the wall...

Foram 28km em ritmo de 4:09 por km. Ainda preciso baixar alguns segundos por km para o ritmo de prova, mas tudo conforme o planejado. O mais importante deste treino foi terminar em um ritmo quase constante o tempo todo, apesar do calor, e do Parque Barigui ficando mais cheio de gente e congestionado a cada volta que eu dava.

A semana virou, e recomeçei novamente os treinos. Segunda descanso, terça fartlek e quarta, mais um treino para os registros: 20 x 400m acima da Velocidade Crítica.
Esse foi mais um treino killer, ou como comentei depois no meu twitter, serial killer... Foi preciso muita concentração para manter o tempo médio nas 20 repetições. Uma hora seguida de tiros e intervalos de descanso.

Depois deste, um dia de merecido descanso nesta quarta-feira de cinzas.

Vou fechar esta semana com testes de Velocidade Crítica na sexta e 15 km no sábado. Depois escrevo sobre eles e o que eles tem a ver com a Maratona.

Ainda para registrar a semana que passou, tive consulta na Nutricionista. Dei uma revisada na minha rotina de alimentação (2400 kcal/dia) e na suplementação também. Estou com 65 kg mas acho que até a prova devo perder mais uns 2kg. Outra hora escrevo mais sobre isso também.

E vamo que vamo!

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário