sábado, 20 de fevereiro de 2010

Mais uma semana vencida...

Encerrei hoje a minha segunda semana (de um total de 12) de preparação específica para a Maratona de São Paulo. Esta foi uma semana com um volume um pouco menor que a anterior, para recuperar-me da carga da primeira semana, onde já rodei 70km e um longão de 28km.
Nesta segunda semana fiz alguns treinos de fartlek e velocidade, e para a sexta e sábado, tinha programado alguns testes em várias distâncias.

Na sexta-feira, a programação era realizar três testes, percorrendo as distâncias de 200, 800 e 3000 m no menor tempo possível. Fazemos este teste na V8 com certa freqüência, e o resultado dele é a determinação da tal Velocidade Crítica. Não tenho a pretensão de querer explicar termos técnicos, até porque não sou habilitado para isto, mas em resumo, você pode encontrar em qualquer busca no Google, a seguinte definição:

A velocidade crítica representa a máxima velocidade em que o sujeito pode, teoricamente, sustentar por longos períodos sem entrar em exaustão. O fator limitante seria o esgotamento das reservas energéticas.

Conforme meu resultados (200 m: 29s, 800 m: 2min32s, 3000 m: 10min34s) minha Vcrítica é estaria na casa dos 3:36 min/km. É bem próximo do ritmo que eu vinha completando as provas de 10 km no ano passado (36 min). Não tem segredo, mas é claro que isto é uma teoria e a execução deste tipo de teste tem que ser orientada por um profissional.

No sábado, mais um teste, desta vez, 15 km "pra recorde". Consegui manter um ritmo médio de 3:47 min/km no percurso, tendo variado muito pouco para mais ou para menos. No total foram 0:56:50. Muitas revistas e publicações sugerem realizar o teste de 15 km para fazer uma previsão de quanto seria o tempo obtido em uma maratona para o atleta. Seguindo uma calculadora conhecida disponível em vários sites, para mim, considerando somente o resultado deste teste, a previsão para maratona seria esta:

Os resultados não estão muito diferentes, tanto do meu histórico de resultados, como da minha expectativa de tempo na maratona.

É claro que ainda é muito cedo para concluir, e ainda tenho muita sola de tenis para gastar até o dia da maratona, e nada destes cálculos vão adiantar sem os treinos. Mas são um bom indicativo que estou no caminho certo.

Então, bora treinar!!!

Até+

Nenhum comentário:

Postar um comentário