domingo, 4 de abril de 2010

Último longão

Reza a tradição que o último longão pré-maratona deve acontecer de 3 a 4 semanas antes da prova. Após isso, redução de quilometragem semanal até o dia da prova. Bom, hoje, domingo de páscoa, 4 semanas antecedendo a Maratona de São Paulo, fiz o meu longão mais puxado. Foram 35km. O local escolhido foi o Parque Barigui, 7 voltas de 5km, predominancia plana, tal como a prova.
Alimentação, suplementação e hidratação o mais próxima da prova possível. A única diferença foi que larguei mais cedo (7:30) e que hoje aqui em Curitiba estava um clima mais ameno (coisa que não espero na maratona, largando as 9:00).
O resultado final foi um treino de 2h20min, com ritmo médio de 4:00/km cravados. Os primeiros 20km em ritmo bem consistente, que depois começou a cair um pouco e nos últimos 5km, foi um sofrimento só. Fiquei um pouco preocupado, pela queda de rendimento destes últimos 5km, mas acho que ainda é reflexo da quilometragem acumulada. Vou refletir um pouco sobre isso nos próximos dias, mas primeiro vou descansar.

Hoje aconteceu a maratona aquática da Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro. Vi agora a noite a notícia do falecimento do curitibano Sérgio Portela durante esta prova. Que Deus abençoe este guerreiro e conforte a sua família.

3 comentários:

  1. ... Parabéns pelo treino, eu como sou iniciante, rsrsrs ontem fiz meu longão a beira da praia de leste 14km, e confesso que não foi nada facíl, meus 2 ultimos km, parabéns estou na torcida pela sua prova...
    bons treinos e boa Corrida, acompanhando aqui no seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Blz adcley, parabéns pelo treino. Também fiz treino longo neste fim de semana e ainda tenho mais 02 até a maratona de POA e também senti muito cansaço no fim do treino, fiquei com a nítida sensação de que se a maratona fosse naquele dia eu não conseguiria manter o ritmo até o final e íria cair demais no final, mas a maratona não era naquele dia, graças a Deus, rsrsrsrsrs.
    Tenho certeza que vc irá conseguir seu objetivo e já cravei a minha previsão de tempo que vc irá fazer: 02:45:30.
    Este cansaço excessivo que vc sentiu no final é devido ao acumulo de km dos treinamentos e também e principalmente pela falta de motivação de um treino solo em comparação a uma prova, vc vai ver, lá na hora do vamos ver você vai mandar bem.
    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu amigo, vc é um exemplo p/ nós corredores!
    Vi esse menino treinando ontem,corria com uma leveza no alto dos seus 35kms....inacreditável!
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir